terça-feira, 3 de abril de 2012

Escola de Goiabeira realiza atividades em comemoração ao Dia Mundial do Autismo

Pelo 5º ano o Brasil comemora nessa segunda-feira (02), o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Este ano, pela primeira vez  a escola José Lopes Araújo realizou um desfile na praça do povoado de Goiabeira, Conceição do Coité, com objetivo de ajudar na conscientização. A iniciativa partiu dos pais do aluno Jean Lucas, 13 anos, que é autista e estuda na referida escola. 

Colegas de Jean vestiram azul, cor que simboliza o autismo,  além de professores tanto da escola José Lopes, como do Centro de Atendimento Educacional Especializado, que funciona no CAIC, que participaram do evento com muito entusiasmo, que contou também com a presença da comunidade.

Segundo Keu, diretora da escola especial, este ano foi o primeiro de muitos outros que virão para ajudar na inclusão das pessoas portadoras dessa síndrome no município de Conceição do Coité.
Os pais do garoto Jean, Lucas Pinto e Renata Amancio, agradeceram a Flávia Amâncio, psicopedagoga e diretora do colégio João Carneiro, Geisa diretora da Escola José Lopes Araújo, e Keu, diretora do Centro de Atendimento Educacional Especializado, pelo apoio.

Síndrome
O autismo é um transtorno definido por alterações presentes antes dos três anos de idade e que se caracteriza por alterações qualitativas na comunicação, na interação social e no uso da imaginação.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), a síndrome atinge mais de 2 milhões de brasileiros, e mais da metade ainda está sem diagnóstico.