quarta-feira, 4 de julho de 2012

Segunda parcela do Bolsa Estiagem será paga dia 18


Cerca de 400 mil agricultores em mais 800 municípios do semiárido terão acesso ao segundo repasse do Bolsa Estiagem, que será pago no próximo dia 18. A primeira parcela, de R$ 80, paga em 18 de junho, beneficiou mais de 113 mil agricultores de 263 cidades de Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí e Sergipe que tiveram prejuízo com a estiagem. A quantia total do benefício é de R$ 400, disponibilizado em cinco vezes por meio do cartão de pagamento do Bolsa Família ou do Cartão Cidadão, da Caixa Econômica Federal. 

A escolha das primeiras cidades foi baseada no tempo de reconhecimento por situação de emergência. Para quem não possui cadastro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), a Caixa Econômica Federal vai efetuar o repasse por meio do Cartão Cidadão.

Para ter direito ao auxílio emergencial do Ministério da Integração Nacional é necessário ser agricultor familiar com Declaração de Aptidão ao Pronaf, possuir renda familiar mensal média de até dois salários mínimos, estar cadastrado no CadÚnico, não ter recebido o Garantia Safra 2011/2012 e residir em município em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil.